No Dia D da campanha nacional de vacinação contra o sarampo, realizado no sábado passado, 588 crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias foram imunizadas nas cidades de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Suzano, Santa Isabel e Mogi das Cruzes. A campanha de vacinação contra o sarampo se encerra nesta sexta-feira. Até sábado, foram confirmados 201 casos na região (veja quadro).
O sarampo é uma doença infecciosa que pode ser contraída pela tosse, fala, espirro ou até mesmo pela pessoa contaminada ao respirar próximo de outras pessoas. Sendo assim, a única maneira de evitar a doença é tomando a vacina.
Em Arujá, só no sábado, das 349 crianças que foram até às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), 43 foram vacinadas, visto que eram as únicas que ainda não haviam sido imunizadas. De acordo com a administração municipal, o número reflete a quantidade que ainda não estava imunizada. "A avaliação que fazemos é que a baixa procura é resultado da boa cobertura vacinal na cidade", afirmou a prefeitura.
Já em Ferraz, 185 crianças da faixa etária alvo da campanha foram vacinadas. Para a Vigilância Epidemiológica do município, o número era esperado pela administração. "De qualquer forma, a imunização também tem sido realizada nas escolas municipais para tentar aumentar este público. Em duas semanas de campanha, a cidade vacinou 403 crianças, o que corresponde a 3% da meta", explicou a Vigilância.
A procura em Guararema foi considerada boa pela prefeitura. Ao todo, foram 63 crianças vacinadas. Em contraponto, 35 crianças foram vacinadas em Mogi de um total de 236 que compareceram aos postos de saúde. Somente na unidade do Jardim Universo foram verificadas 55 cadernetas de crianças e apenas 12 foram imunizadas. As demais crianças estavam com a dose em dia.
Em Suzano, a procura foi alta no Dia D. Os postos receberam a visita de 1.870 pessoas, das quais 219 foram vacinadas. Na avaliação da Secretaria de Saúde, os números são positivos, indicando que "a maioria das crianças está com a carteira de vacinação em dia."
Já em Santa Isabel, segundo informações da prefeitura, 229 crianças estiveram nos postos e 43 foram imunizadas. (L.P.)