Os casos confirmados de sarampo em Mogi das Cruzes já chegam a 55. O número foi divulgado na sexta-feira passada pela Secretaria de Saúde à reportagem. Isso significa que houve um aumento de 25% nos casos desde a última atualização publicada pelo Mogi News no último dia 7, quando o município tinha 44 confirmações. Além disso, 170 casos ainda estão em processo de análise.
Em seguida, está Itaquaquecetuba, com 54 casos confirmados, número 45% maior do que o registrado no último dia 7, quando o município tinha 37 confirmações. Na cidade, 254 casos estão passando por análise nos laboratórios.
Outro município que teve um aumento significativo no número de casos foi Poá. Para se ter uma ideia, no dia 7, eram sete casos confirmados, mas na última sexta, as confirmações chegaram a 21, ou seja, um aumento de 200%. Na cidade ainda há 71 casos aguardando resultado da análise. Em Arujá, os casos também aumentaram, de 14 passaram para 25, sendo que ainda há 54 casos em análise.
Das 138 notificações recebidas em Ferraz de Vasconcelos, apenas 16 estavam confirmadas, mas até a sexta-feira passada os casos aumentaram, passando para 26 confirmações. A situação também foi a mesma em Suzano, que estava com 18 casos e passou para 20. Em Biritiba Mirim, foram notificados oito casos, mas quatro foram descartados e quatro ainda estão em análise. Durante a primeira etapa, devem ser imunizadas todas as crianças ainda não vacinadas de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.
O Dia D de mobilização nacional aconteceu no último sábado. A auxiliar administrativa Karla Gonçalves, de 33 anos, levou a filha de oito meses no Centro de Saúde II (CSII), na Vila Costa, em Suzano, no sábado. A aplicação da dose foi antecipada, visto que, normalmente, é aplicada quando a criança completa um ano de vida. "Trouxe minha filha para a dose antecipada porque ficamos com medo pela quantidade de casos que está sendo confirmada na região", disse.
A mogiana Kauane Morais, mãe de Benício, de seis meses, também se mostrou preocupada com os casos confirmados. A vacinação do filho aconteceu no sábado, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Universo, em Mogi. "Penso na saúde do meu filho em primeiro lugar e não posso deixar de vaciná-lo, é uma preocupação muito grande. Vi na TV que ia ter o Dia D e na UBS mais próxima da minha casa não estava aplicando, então fui até a UBS do Jardim Universo", contou.
O mesmo aconteceu com a autônoma Kelly Ribeiro, 19. Após o marido estar entre os casos em análises do município, ela levou a filha de três anos para tomar a dose. "Fico com medo porque meu marido está com suspeita de sarampo e outras duas pessoas da minha família também, aí não quero que ela seja contaminada", afirmou.