Os candidatos ao Conselho Tutelar de Itaquaquecetuba participaram de uma roda de conversa promovida pela Pastoral da Fé e Compromisso Social da Diocese de Mogi das Cruzes e Escola de Cidadania, com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA). O encontro aconteceu anteontem, no Centro de Convivência da Melhor Idade de Itaquá (CCMII). No evento, os candidatos puderam se apresentar e falar de suas pretensões. Também houve a presença da população, que pode debater e refletir sobre a atuação do órgão.
No próximo domingo, os eleitores irão às urnas para escolher um dos 53 candidatos. Os 15 mais votados serão empossados conselheiros. Também serão escolhidos 15 suplentes que poderão substituir os titulares em caso de licença ou outra impossibilidade. Segundo a integrante da comissão eleitoral, Marcela Harada, é importante que a população participe desse processo e ajude na defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
O coordenador diocesano da Fé e Compromisso Social, Marcio Candido, explicou que a roda de conversa em Itaquá finaliza as atividades da entidade. "O Conselho Tutelar é um órgão encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e adolescente, conforme está estabelecido no Estatuto da Criança e Adolescente. Ele é um órgão que encaminha e fiscaliza a política se está sendo cumprida ou não. É por isso que ele articula muito com o segmento da Saúde, Educação e da Assistência Social porque ele requisita serviços", explicou.