Nos primeiros três dias da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, 749 crianças de 6 meses a 5 anos incompletos compareceram às unidades de saúde de Mogi das Cruzes para verificação das cadernetas de vacina. Deste total, 253 precisaram da atualização da dose e as demais estavam com a vacinação em dia.
O trabalho continua em todos os postos de saúde. Até o dia 25 de outubro, devem ser imunizadas as crianças ainda não vacinadas de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. O dia "D" de mobilização nacional será no dia 19 de outubro, das 8 às 12 horas, em todas as unidades do Programa Saúde da Família e nos Pronto Atendimentos do Jardim Universo e de Jundiapeba. A priorização deste grupo se deve à alta incidência da doença nesta faixa etária e aos diversos casos já registrados em 2019 em todo o país. Os menores de cinco anos apresentam maior risco de desenvolver complicações como diarreias graves, infecções de ouvido, pneumonias e até óbitos por sarampo. Em Mogi das Cruzes, dos 44 casos já confirmados neste ano, 14 são menores de cinco anos. Não há registro de óbitos.
A segunda etapa da vacinação está prevista para o período de 18 a 30 de novembro, quando serão imunizados adultos jovens (20 a 29 anos de idade) ainda não vacinados. Para os demais grupos e faixas etárias, vale a mesma orientação.