O Legislativo mogiano decidiu na tarde de ontem criar uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para investigar o desvio de dinheiro público realizado por um funcionário que trabalhava diretamente com a folha de pagamento. Na sessão de hoje a criação da CEV deve ser aprovada oficialmente e terá como membros os vereadores Caio Cunha (PV), Carlos Evaristo (PSD) e Mauro Araújo (MDB).
De acordo com o vereador Antonio Lino da Silva (PSD), presidente da Comissão Permanente de Justiça e Redação, não foi aberta uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), pois o Ministério Público já está investigando o caso e o funcionário está preso. "A comissão da câmara vai trabalhar em conjunto com a prefeitura e, se lá na frente perceber que é necessário, vamos abrir uma CEI. De toda a forma, vamos estar acompanhando para ninguém passar pano e a prefeitura não omitir nenhum fato", disse.
Como desdobramento do desvio de dinheiro da folha de pagamento da Prefeitura de Mogi das Cruzes, o prefeito Marcus Melo (PSDB) ressaltou a intenção da administração municipal em ampliar a visibilidade e transparência nos fluxos de dinheiro dos processos internos da prefeitura, ou seja, apresentar aos mogianos o montante destinado ao banco pagador, mesmo que por meio de um sistema eletrônico, para que a população ajude a fiscalizar as contas. "Situação muito chata, agora cabe a gente identificar como aconteceu e o que de fato ocorreu para que isso não aconteça mais em Mogi", ressaltou o chefe do Executivo mogiano, na manhã de ontem.
Reunião
A secretária de Assuntos Jurídicos, Dalciani Felizardo, o secretário de Transportes, José Luiz de Almeida, o secretário de Gestão, Marcos Regueiro e o ouvidor-geral da prefeitura, Romildo Campelo estiveram na Câmara Municipal, na manhã de ontem, para apresentar a diretrizes do Executivo mogiano sobre o assunto.
"Nós fomos convidados pela presidência da câmara para conversar com a comissão de finanças e também todos os outros vereadores sobre o assunto do desvio de dinheiro praticado pelo servidor público descoberto pela própria prefeitura. A reunião foi para esclarecer aos vereadores o que nós estávamos realizando até agora'', disse a chefe da pasta de Assuntos jurídicos.
Após a reunião, o parlamentar Caio Cunha (PV) explicou que é necessário estas conversas para demonstrar transparência no caso. "Ainda existem muitas informações que são superficiais sobre o caso, mas o legislativo está questionando sobre quais serão as medidas específicas em relação à transparência, para que isso não ocorra novamente''.
O presidente da Câmara, Sadao Sakai finalizou a reunião explicando que o encontro serviu para interar a câmara sobre o assunto que está sendo investigado pelo Ministério Público e pela prefeitura.