A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano promoveu ontem uma série de atividades especiais com a comunidade em celebração ao Dia Internacional do Idoso. O evento ocorreu no Centro Dia do Idoso (rua Tito Prates, 492, Cidade Boa Vista).
Mais de 250 pessoas entre usuários da unidade e participantes de associações e organizações não-governamentais (ONGs) voltadas aos cidadãos com mais de 65 anos compareceram. O evento teve início com um café da manhã e prosseguiu com atividades físicas e culturais nas dependências do espaço público.
Além de serviços como aferição de pressão arterial e glicose no sangue, houve exibições de capoeira, com a Academia Tradicional de Capoeira do Brasil, almoço e oficinas de artesanato. As celebrações foram encerradas com café da tarde oferecido a todos os visitantes, que também tiveram a oportunidade de conhecer as instalações.
Durante a solenidade, as autoridades falaram sobre a importância das políticas públicas e do investimento na qualidade de vida da melhor idade. "Temos de trabalhar pelo favorecimento e pela preservação de vidas e de histórias, dando dignidade a esses homens e mulheres. Sabemos dos desafios e não iremos fugir deles", afirmou o prefeito em exercício Walmir Pinto (PDT), que também elogiou o trabalho do Conselho Municipal do Idoso (Comid).
O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano, Murilo Inocêncio, ressaltou a atuação do Poder Público em ações voltadas à valorização da maturidade no município e a retomada dos investimentos no setor. "Nosso município foi no passado uma referência nacional em políticas públicas para a população mais vulnerável, e esta prioridade vem sendo retomada pela atual administração", disse.
Inaugurado em 13 de julho deste ano, o Centro Dia do Idoso tem capacidade para atender até 50 idosos em situação de vulnerabilidade social em atividades lúdicas e oficinas corporais. Atualmente, 38 pessoas com mais de 65 anos participam das atividades continuamente.
Também estiveram presentes no evento os secretários municipais André Loducca (Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego), Geraldo Garippo (Cultura) e Arnaldo Marin Júnior (Esportes e Lazer); a presidente da Câmara de Suzano, vereadora Gerice Rego Lione (PL); e os representantes das entidades Kolping São José, Associação Umuarama, Casa dos Sonhos, ONG Vida Nova, Fundação MGI, AADVIS e Casa São Vicente de Paulo.