A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou ontem a reunião preparatória para a Operação Verão. O encontro contou com a presença de representantes dos órgãos que participarão da ação, que acontece entre os dias 1º de dezembro e 31 de março de 2020, e é voltada para o atendimento de casos de urgência e emergência durante o período de chuvas.
A Operação Verão é coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil, e conta com a participação de diversas secretarias municipais, do Samu, Semae, Guarda Municipal, Defesa Civil do Estado, Corpo de Bombeiros, Cetesb, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Tiro de Guerra, Sabesp, Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e da concessionária de energia elétrica EDP.
"É importante que haja uma sinergia entre todos os órgãos para que, em caso de emergências, todos possam atuar o mais breve possível para atender a população", destacou o secretário de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales.
Durante a reunião, os participantes receberam um detalhamento da participação de cada órgão na Operação Verão, além dos procedimentos que devem ser adotados em casos de emergências. Também foram explicados os pontos que são permanentemente monitorados e as medidas preventivas de manutenção que são adotadas no período de chuvas fortes.
"Este ano, temos a maior força-tarefa já montada para a Operação Verão, com a participação conjunta de órgãos municipais e estaduais. Esta união de forças é importante para o atendimento ágil e eficiente aos mogianos, caso seja necessário", disse o coordenador municipal da Defesa Civil, Walter Melo.
Para enfrentar este período, a prefeitura vem adotando uma série de medidas preventivas, que compreendem ações de fiscalização, destinação de resíduos e materiais inservíveis e a manutenção de sistema de escoamento de água.
A Operação Verão será lançada oficialmente no dia 19 de novembro, às 10 horas, no auditório da prefeitura. Em casos de emergência, a população pode entrar em contato com a Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp), pelo telefone 153, ou com a Defesa Civil, pelo telefone 199.