Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o suicídio e prevenir ocorrências, o vereador de Poá, Luiz Eduardo Oliveira Alves (Pode), o Edinho do Kemel, propôs o projeto de lei sobre a criação da Campanha Municipal de Prevenção ao Suicídio Setembro Amarelo, além disso a proposta prevê que o mês seja instituído no calendário do município.
"Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a taxa de suicídios cresceu em cerca de 60% nas últimas cinco décadas. A cada ano, cerca de um milhão de pessoas tira a própria vida, índice equivalente a uma morte a cada 40 segundos em todo mundo. No Brasil, é registrado um suicídio por hora, uma média de 4,9 por cem mil habitantes. Precisamos olhar com mais cuidado e atenção para estes dados e criar políticas públicas de enfrentamento e prevenção", disse o parlamentar.
A proposta prevê o desenvolvimento da campanha por meio de fóruns de debates, palestras, seminários, divulgação de material informativo, entre outras ações de conscientização em espaços públicos ao longo do mês de setembro. "Assim como os cânceres de mama e próstata, as DSTs/Aids, entre outras doenças são prevenidas por campanhas permanentes, com esclarecimento, o suicídio também pode ser", acredita.