Como parte das atividades do Programa Município Verde Azul, a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente está realizando, durante este mês, um projeto de recuperação de nascentes em áreas públicas. Nesta semana, o trabalho abrange a rua Pedro Genovês, na Vila Suíssa, onde os técnicos trabalham na recuperação vegetal de uma nascente de água.
O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, explica que o programa é uma das prioridades de Mogi das Cruzes. "Criamos um grupo de trabalho permanente para cumprir as exigências do programa e essa decisão tem sido um fator determinante para o bom resultado da cidade no Programa Município Verde Azul. Estamos trabalhando para conseguir uma nova certificação em 2019", explicou.
A diretora Patricia Cesare, que coordena as ações do grupo, explica que o entorno da nascente estava queimado e degradado devido a uma série de processos erosivos, praticamente sem vegetação arbórea e restando a presença de alguns eucaliptos e vegetação rasteira. "O plantio começou na segunda-feira. Até o momento já foram plantadas cerca de 200 árvores nativas no local, o que ajudará a reverter a situação", detalhou.
Foram plantadas mudas de sangra d'água, pau-jacaré, café de bugre, pata de vaca, alecrim do campo e maricá. A previsão é que sejam plantadas mais mudas arbóreas no entorno da nascente, bem como nas margens do curso d'água. De acordo com Patricia, esses locais são considerados Áreas de Preservação Permanente (APPs), conforme previsto na Lei Federal 12.651/12, e a sua preservação faz parte das diretrizes do Programa Município Verde Azul.