Em comemoração aos 459 anos da cidade, a Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes apresentará hoje, às 20 horas, um concerto com um novo repertório, que será comandado pelo convidado especial da noite, o maestro e violonista Fábio Zanon. O evento acontece no Theatro Vasques e é gratuito. Esta será a primeira vez que a sinfônica da cidade recebe o violonista - uma referência mundial na música clássica.
Dentro do repertório musical da noite, a sinfônica apresentará a Sinfonia nº 5, do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky, que estreou em São Petersburgo, na Rússia, no dia 17 de novembro de 1888, com 40 minutos de duração. Além da sinfonia de Tchaikovsky, os músicos apresentarão na abertura os concertos Fosca, de Carlos Gomes, e o Concerto nº 4, de Radamés Gnattali.
O prefeito Marcus Melo (PSDB), acompanhado da secretária de Educação, Juliana Guedes, e do maestro Lélis Gerson, recebeu o convidado no gabinete, na tarde de quarta-feira. "É uma grande felicidade receber em nossa cidade o maestro Zanon, que é reconhecido mundialmente, participando em mais de 50 países com suas apresentações", comentou o prefeito.
A Sinfônica de Mogi das Cruzes é uma entidade sem fins lucrativos e atua desde 2003 na cidade. Ela realiza o gerenciamento de diversos projetos musicais das Secretarias Municipais de Educação e Cultura. Os projetos são "Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola" (formado por 16 bandas escolares municipais e pela Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes), aulas gratuitas do naipe de cordas, trabalho com camaratas, o projeto "Novos Olhares" e o coral Canarinhos do Itapety. Hoje, o projeto atende mais de 11 mil mogianos, que participam das aulas em bandas escolares e bandas de nível avançado.