O município de Poá poderá ter o Banco Itaú, que era responsável pelas operações de cartões e leasing, novamente na cidade, ao menos até o final do ano. Segundo informações apuradas pela reportagem, o prefeito Gian Lopes (PL) deverá se reunir novamente com os diretores da empresa e também com o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (DEM), para debater a volta da empresa que garantia, aproximadamente, R$ 157 milhões ao município por meio do Imposto Sobre Serviço (ISS) nas operações financeiras.
De acordo com as informações, o encontro poderá ser o último e deve definir se o Itaú possui chances de voltar a operar em Poá. Essa conversa será a segunda para tentar resolver essa questão, pois, no mês passado, o governo do Estado, o Banco Itaú e a Prefeitura de Poá já haviam se reunido para tentar buscar meios de solucionar os problemas causados pela saída da instituição financeira no município.
Na época, o deputado estadual André do Prado (PL) havia informado que as tratativas para o assunto foram positivas, pois tanto o governo como a empresa se propuseram a auxiliar o município a amenizar a perda de arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) com o fim das operações do banco na cidade, no entanto, o parlamentar informou que ainda não houve nenhuma novidade a respeito da questão do Banco Itaú em Poá e que está aguardando a reunião, que deverá ser agendada pelo vice-governador para tratar a respeito deste assunto.
Outras informações apontam que na próxima segunda-feira, a prefeitura já poderia se reunir com o Estado, o banco e até mesmo com vereadores de São Paulo, porém, a assessoria do vice-governador informou que ele não possui nenhuma reunião marcada na data, uma vez que estará fora do país. Já a prefeitura informou que as negociações com Itaú permanecem, mas os detalhes só serão informados em momento oportuno, para não prejudicar as tratativas.
Problemas
No começo desta semana, o Secretário da Fazenda da Prefeitura de Poá, Robson Senziali havia informado que os principais cortes pela ausência do banco na cidade serão na área da Saúde, podendo, inclusive, ocorrer o fechamento do Hospital Municipal Doutor Guido Guida, localizado no bairro Jardim Medina.
*Texto supervisionado pelo editor.