O Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) realizou na noite de terça-feira passada a entrega simbólica de óculos do Programa da Boa Visão - Operação Melhor Idade, que neste ano tem o slogan "Olhos que Veem, Coração Feliz". A distribuição teve início com 27 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da rede municipal de ensino.
O evento ocorreu no anfiteatro do Saspe e contou com a participação da dirigente da unidade e primeira-dama de Suzano, Larissa Ashiuchi, dos secretários municipais de Educação, Leandro Bassini, e de Saúde, Luis Cláudio Guillaumon, da coordenadora do Programa da Boa Visão e de Projetos Especiais, Neide Franco de Lima, e dos supervisores de ensino Jorge Felix e Heber Salviano.
Neste ano, o programa atende, ao todo, 2.248 idosos. As primeiras escolas municipais a serem contempladas nesta primeira etapa foram Luiz Romanato, Victor Salviano e José Celestino Sanches. Estudantes de outras cinco unidades também participam desta edição: Abrão Salomão Domingues, Adélia de Lima Franco, Célia Pereira de Lima e Professora Mércia Amaral Andrade de Brito.
Além disso, o projeto também atende os idosos do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), ligado à Secretaria Municipal de Saúde, e de várias entidades e casas de acolhimento credenciadas pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. As inscrições para participar do Programa da Boa Visão foram realizadas durante dois dias de junho no Complexo Educacional Mirambava e no Saspe.
"Este ano superamos a expectativa de atendimento. Todos os inscritos fizeram os exames necessários e além dos óculos, quem foi identificado com alguma doença ou outro problema relacionado, está sendo acompanhado na rede municipal de saúde. Estou muito grata por poder cuidar de vocês", disse Larissa.
Além disso, também está em andamento a Operação Óculos Escolar, que promove exames-testes em mais de 23 mil crianças de 3 a 8 anos matriculadas em 109 instituições de ensino de Suzano. As entregas dos óculos para os alunos terão início em outubro.