Salesópolis recebeu a oficina de capacitação de profissionais da rede pública de saúde no Projeto AVC "Mudando a Vida de Quem Chega a Tempo". A iniciativa do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), em parceria com o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, de Mogi das Cruzes, ocorreu anteontem e tem o objetivo de agilizar o socorro de pacientes e reduzir os riscos de óbitos e sequelas decorrentes do Acidente Vascular Cerebral (AVC), o popular derrame.
Mais de 60 agentes públicos da rede municipal de saúde de Salesópolis, desde equipes de apoio até médicos, participaram da capacitação ministrada pelo cardiologista Gustavo Bittencourt, coordenador dos Setores Críticos do Luzia de Pinho Melo.
O treinamento abordou desde as estatísticas de casos e possíveis sintomas do AVC até os protocolos de atendimento, com destaque para o objetivo principal do projeto: a chegada do paciente no hospital num prazo inferior a 4,5 horas. Esse é o tempo necessário para os procedimentos médicos que podem garantir a sobrevida e minimizar possíveis sequelas. "A grande importância desse Projeto AVC é o fator tempo. É justamente trazer o paciente o quanto antes para o hospital e dar condições de vida a ele. Salesópolis, junto aos outros municípios do Condemat, está empenhado em buscar alternativas para permitir isso e melhorar a saúde da população", ressaltou o secretário Municipal de Saúde de Salesópolis, Paulo Arouca Sobreira.
Na abertura da capacitação, o prefeito Vanderlon Oliveira Gomes (PL) fez questão de destacar a importância do envolvimento dos agentes públicos de saúde na redução das estatísticas do AVC. "Para esse projeto dar certo é preciso o entendimento de todos. Hoje estamos treinando os profissionais da saúde e em novembro vamos ter um trabalho de conscientização da comunidade. Com essa união será possível evoluir", disse.
Salesópolis é a segunda cidade da região a receber a capacitação de profissionais no Projeto AVC. Na semana passada, agentes técnicos de Santa Isabel passaram pelo treinamento, que será realizado também em Arujá, Biritiba Mirim, Guararema e Mogi das Cruzes. Inicialmente, o projeto atenderá as seis cidades que têm, como referência em atendimento, o Luzia de Pinho Melo. Na próxima semana, será a vez de Biritiba Mirim receber a capacitação do Projeto AVC.