O 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros do Alto Tietê divulgou ontem o balanço mais recente sobre a quantidade de incêndios florestais na região entre janeiro e agosto deste ano. Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano registraram o total de 382 queimadas. As autoridades ressaltaram que Arujá, Guarulhos e Santa Isabel não fazem parte da lista. A informação foi transmitida ontem durante o treinamento da Operação Corta Fogo promovido pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). Só Mogi obteve o total de 147 queimadas no primeiro semestre deste ano.
A entidade instruiu algumas equipes municipais sobre as formas de acionar o socorro em incêndios florestais e maneiras adequadas de conter os acidentes inicialmente. As aulas de prevenção e combate às queimadas foram realizadas no Ginásio Municipal de Biritiba Mirim, das 8h30 às 17 horas. Como receptores, estavam presentes os funcionários da Defesa Civil, Guardas Municipais e funcionários de prefeituras locais.
José Delfino, de 30 anos, faz parte da Defesa Civil de Itaquaquecetuba e se voluntariou para ser o coordenador da equipe que instruiu todos os treinamentos. "As aulas de hoje agregaram bastante conhecimento, o preparo anterior a utilização de recursos para conter o incêndio é muito importante por questões de prevenção", explicou.
O secretário de Meio Ambiente de Biritiba, Adolfo José Ribeiro, estava presente nas aulas também como representante do Condemat e explicou sobre as atividades expostas no treinamento. "Na parte da manhã, foram apresentadas diversas imagens e equipamentos utilizados no combate ao incêndio. Já no horário da tarde, após o almoço, houve uma revisão da teoria e iniciou-se as aulas práticas para o combate", completou.
O coordenador de incêndios florestais da Fundação Florestal da Secretaria de Estado do Infraestrutura e Meio Ambiente, Vladimir Arrais, também esteve presente. "As pessoas que receberam o treinamento tiveram uma ótima interação entre si. O legal deste projeto é que ele trás todo mundo junto também, tornando a rede de contatos maior e mais próxima", observou.
Incêndio
Um incêndio atingiu parte da vegetação localizada entre o bairro Vila Moraes e o Porteira Preta, em Mogi das Cruzes durante a tarde de ontem. O fogo durou cerca de seis horas e atingiu áreas próximas a um condomínio e casas ao redor, mas ninguém ficou ferido. As informações foram passadas pelo tenente do corpo de bombeiros do 17º batalhão da região, Everton Oliveira Pinheiro de Godoi.
"Geralmente, os incêndios tendem a aumentar em épocas secas como a atual. Pode ser causado facilmente por bitucas de cigarros descartadas irregularmente no mato ou até mesmo ser proposital, por pessoas que queimam grandes quantidades de lixo em áreas verdes", concluiu o tenente.
Interdição
O acesso à avenida Kaoru Hiramatsu, localizada no trecho entre a rodovia Dom Paulo Rolim, na Mogi-Bertioga, recebeu ontem o primeiro dia de interdição para a obra de acessibilidade que está sendo realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Apesar da interdição, nenhum acidente foi registrado pelas equipes de trânsito, que também informou não ter ocorrido engarrafamento durante o dia.
*Texto supervisionado pelo editor.