A comunidade do bairro Jardim Caiuby, em Itaquaquecetuba, tem sido beneficiada por Projetos Socioeducativos desenvolvidos pela equipe da Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Eng. Chiozo Kitawa, ação que se deve ao envolvimento de pais, comunidade, instituições e, sobretudo, do engajamento das equipes: gestora, de professores, funcionários e dos alunos.
Nesta perspectiva, a diretora da escola, Tatiane de Paula Paraíso, em conjunto com a comunidade escolar, promoveu parcerias para dar um atendimento mais completo à população local, na medida em que se compreende que o potencial transformador educacional, histórico, social, cultural, político e, portanto, crítico da escola, rompe os muros da unidade e estabelece fortes vínculos com a demanda ao seu redor.
Refletindo sobre esses aspectos transformadores, tendo o espaço escolar como núcleo deste, a equipe da Emeb implementou três projetos para atender a comunidade do bairro visando viabilizar o acesso das pessoas às práticas culturais, tecnológicas e esportivas.
Todas às sextas-feiras a escola abre suas portas para receber a comunidade para o projeto Aulas de Zumba. Ação esta em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Itaquá, ministrada de forma voluntária, pelo Ivison Oliveira. De acordo com Tatiane Paraíso, as aulas são divertidas e animadas. A aula é uma oportunidade de todos terem acesso à atividade física e socialização. "Todas as noites de sextas-feiras a quadra da escola fica repleta de pessoas a procura de melhoria na qualidade de vida através da dança".
Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a escola promove o Projeto
[email protected]á, atividade em que o professor Lucas Araújo ministra aulas num curso completo de informática básica. Esse curso atende aos alunos da escola e a comunidade em geral. Segundo a equipe gestora, o espaço da sala de informática foi equipada com computadores e recursos de multimídia para que todos possam adquirir os conhecimentos necessários e estarem dando formação os jovens para que os mesmos possam ter mais oportunidades no mercado de trabalho. "Já tivemos a formação de quatro turmas e agora vamos ter a formatura de mais quatro esse mês e início de nova turma em outubro de 2019.
E, por fim, a escola mantem o projeto Tom de Bola. Essa ação acontece aos finais de semana onde o preparador físico Filipe Florentino treina crianças de diversas idades dando incentivo às práticas esportivas e replicando valores e disciplina que o esporte pode oferecer. Esse Projeto tem a parceria com um jogador do futebol europeu que nasceu no bairro onde se localiza a escola.
Tatiane finalizou que a diferença entre estar inserida e fazer a diferença reflete