O material didático para a educação infantil Interagir, Brincar & Aprender (IBA), elaborado por educadores da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes, foi um dos destaques do 2º Seminário Sul-Brasileiro de Educação no Congresso de Prefeitos de Santa Catarina, realizado na tarde de terça-feira passada, em São José, região metropolitana de Florianópolis. A secretária de Educação, Juliana Guedes, apresentou também o os projetos Educa Mogi, com as carteirinhas de Identificação Estudantil, os laboratórios móveis de informática e programas de tecnologia desenvolvidos pela Pasta.
"Em julho, participamos do evento Smart City Business Brazil Congress & Expo, onde a Prefeitura de Florianópolis estabeleceu um primeiro contato conosco. No mês seguinte, recebemos o convite da Fecam - Federação Catarinense de Municípios para levarmos a mesma apresentação a todos os municípios catarinenses. O maior interesse foi no SGE - Sistema de Gestão Escolar e o material IBA", disse a secretária. Em breve, uma comitiva catarinense dever vir até Mogi das Cruzes para conhecer de perto o trabalho mogiano.
Em seu convite, a federação destaca que "a educação pública de Mogi das Cruzes tem chamado a atenção por seus conceitos e práticas que tem sido reconhecidos pela concepção de que inovar é qualificar, é resgatar, é atuar coletivamente em nome do bem comum a partir da educação de qualidade, com equidade e com respeito aos processos de aprendizagem". A instituição reúne 295 municipíos catarinenses e o tema do congresso neste ano, que segue até hoje, é inovação, sustentabilidade e eficiência na gestão municipal.
O painel contou ainda com ao coordenador geral de Tecnologia e Inovação da Educação Básica do Ministério da Educação, Alexandre Mathias Pedro, além de representantes de São Paulo e do Rio de Janeiro. Na próxima semana terá início a programação do Outubro da Educação, mês dedicado a apresentar as ações e programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação.