Os trabalhos de renovação urbanística das praças localizadas na área central de Mogi das Cruzes - a Diego Chavedar, Oswaldo Cruz e Sacadura Cabral - ainda estão em fase inicial, com 18% concluídos. Segundo a Prefeitura de Mogi das Cruzes, atualmente os serviços estão concentrados na praça Diego Chavedar. Em seguida, será a vez da praça Sacadura Cabral e, por último, a Oswaldo Cruz.
Para a realização dos serviços, o investimento é de R$ 3.930.632,99, fazendo parte do planejamento que tem como objetivo revitalizar as três praças. Nesse sentido, a prioridade da prefeitura é melhorar a estrutura para os pedestres, por isso, todas as praças serão arborizadas, com áreas de estacionamento e reorganização do sistema viário, algo que já é possível identificar nas proximidades da praça Diego Chavedar, logo após a passagem de nível da Estação Mogi das Cruzes. "A questão do trânsito já está equalizada na região com a construção da passagem subterrânea. A reforma das praças tem como objetivo requalificar a área do ponto de vista urbanístico e paisagístico, valorizando os pedestres", destacou o Executivo.
Apesar dos trabalhos serem realizados por etapa, todas as praças serão entregues juntas. Uma novidade para a questão da segurança será a implantação de uma base da Guarda Civil Municipal (GCM) na praça Oswaldo Cruz. A administração municipal também destacou que os serviços estão dentro do cronograma previsto.
No início deste ano, algumas reivindicações feitas por taxistas que atuam nas localidades já foram atendidas, como vagas de estacionamento e local adequado para embarque e desembarque. "Vamos reforçar a segurança central com um sistema de monitoramento moderno, junto a isso, queremos disponibilizar áreas de estacionamento. Um pedido dos taxistas é ter locais de fácil acesso aos usuários da estação de trem", disse o prefeito Marcus Melo (PSDB).
Com a revitalização, a praça Oswaldo Cruz terá uma faixa de travessia elevada, ponto de táxi, banca de jornal, bicicletário, área de carga e descarga, praça infantil, base da GCM e rede Wi-Fi. Na Sacadura Cabral, a população poderá contar com um ponto de táxi, faixa de travessia elevada, áreas de embarque e desembarque, Wi-Fi, bicicletário e travessia de pedestres em nível. Já na Diego Chavedar, a nova praça terá instalação de pontos de ônibus, área de embarque e desembarque, espaço de atividades com arquibancada, estacionamento para 21 vagas e bicicletário.