Uma manifestação em frente à Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano, foi realizada ontem por pais de alunos da unidade. Eles pedem mais transparência nas informações que envolvem uma possível transferência dos alunos durante a reforma da escola, acertada em agosto entre o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) e o governador do Estado, João Doria (PSDB). A reformulação será feita pela iniciativa privada.
Apesar da novidade, os pais e alunos estão apreensivos já que, de acordo com eles, a gestão não divulga informações de como essa reforma acontecerá, muito menos de que forma os alunos serão acolhidos em outras escolas. "A reforma é ótima e queremos, estamos a favor da escola, só que antes disso somos a favor dos nossos filhos", contou a auxiliar administrativo, Receba Araújo, de 37 anos, mãe de dois meninos de 16 anos que estudam no local.
Ainda de acordo com Rebeca, os pais já consultaram a diretoria da escola, mas não conseguiram nenhuma informação. "Ontem (anteontem), inclusive, fomos chamados pela diretoria para conversar e falamos para eles que se tivessem nos explicado que ainda não tem novidades sobre a reforma antes de surgir o boato, mas nem isso fizeram", contou.
Os pais garantem que a situação tem inquietado os estudantes, que chegam em casa com receio de serem separados dos colegas. "Não temos resposta para eles, ficamos sabendo disso por terceiros. Eles vão fechar a escola para reforma, só que precisa ter um planejamento, eles falam que alguns alunos seriam levados para outra escola", afirmou o funcionário público Fábio Vilela, 40.
A situação apreensiva também foi relatada pela dona de casa Nadja Gomes, 45. A filha dela estuda no 2º ano do Ensino Médio e recentemente fez uma cirurgia no coração, já que após o crime que resultou em dez mortos, em 13 de março, o problema de saúde que ela já apresentava se agravou. "Minha filha estava passando mal e ninguém ajudo, falaram que era frescura. Ninguém me socorreu, minha filha passa por psicólogo particular, porque no posto não conseguimos nada", revelou.
À reportagem, a Secretaria de Estado da Educação informou que ainda não há nada definido sobre a transferência dos alunos, mas assim que houver uma definição, os pais serão os primeiros a saber.