A quantidade de casos de sarampo confirmados em Mogi das Cruzes subiu exatamente 100% em um mês. No registro realizado pela Secretaria de Saúde do município, no início de agosto, eram nove ocorrências positivas da doença. Ontem, com mais um caso confirmado, o total na cidade chegou a 18, que equivale a 50% de acréscimo em apenas uma semana. Os dados regionais mostram que o Alto Tietê teve aumento de 108,3% na média das cidades, passando de 36 para 75 diagnósticos positivos em um mês.
A prefeitura de Arujá informou que, no momento, o município possui 11 casos confirmados de sarampo. Um caso a mais em comparação a semana passada, que apresentou um total de dez casos. A Secretaria de Saúde Municipal informou que possui 70 notificações, sendo 11 confirmadas, 18 descartadas e o restante em fase de análise.
A Secretária de Saúde de Poá apresentou à reportagem que, até ontem, o município tinha 51 notificações de sarampo, tendo um aumento de três casos no município, resultando em sete pessoas confirmadas com a doença nesta semana, pois desde o dia 7 de agosto, o número estava parado em apenas quatro.
Em Suzano, a Vigilância Epidemiológica Municipal informou que o município possui seis casos confirmados, um aumento de dois casos em uma semana. A Vigilância Epidemiológica aguarda 44 resultados de amostras enviadas ao Instituto Adolfo Lutz. Três casos são da região sul, um da região norte, um da região leste e um da região central.
A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos informou que a cidade possui no total 52 casos notificados de sarampo, sendo seis positivos, oito descartados, um indeterminado e 37 aguardando resultado. O último caso confirmado na cidade foi no dia 2 de setembro.
Guararema e Mogi das Cruzes tiveram os maiores acréscimos da região na semana. A primeira passou de sete para 11 e a segunda, de 12 para 18. Guararema apresentou um crescimento 57% em uma semana, e um avanço de 450% desde o dia 14 de agosto, no total são 31 suspeitos, 11 positivos e três negativos.
Itaquaquecetuba e Santa Isabel não apresentaram os relatórios desta semana, por isso, continuam com a mesma quantidade de casos que foram divulgados na semana passada. Itaquá apresenta os mesmos 15 casos de constatações da doença e Santa Isabel continua com um morador infectado.
Vitaminas
O Ministério da Saúde informou ontem que irá disponibilizar aos Estados, cápsulas de Vitamina A, para casos suspeitos de sarampo em crianças menores de seis meses de idade. Segundo a pasta federal, a ação é uma estratégia para fortalecer e proteger as crianças nessa faixa etária em decorrência do atual cenário epidemiológico no país.
* Texto supervisionado pelo editor.