A Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes confirmou ontem cinco novos casos de sarampo. Só neste ano, com o novo aumento, já existem 17 diagnósticos positivos da doença. Até a semana anterior, quando a reportagem publicou o último balanço dos índices da doença na região, a cidade tinha 12 confirmações.
Em relação aos casos de suspeitas do sarampo, o departamento de Saúde municipal disse que atualmente existem 71 exames na fila de espera pelos resultados. No início do mês anterior, o município começou a vacinar os bebês de seis a 12 meses contra a doença, conforme solicitou o Ministério da Saúde. A dose está disponível em todos os Postos de Saúde e unidades do Programa Saúde da Família (PSF) e é obrigatória a apresentação da caderneta de vacinação e documento de identificação da criança.
O Estado de São Paulo tem 39 cidades com vacinação recomendada nesta faixa etária. A dose extra da vacina protege contra o sarampo, a caxumba e rubéola, mas não substitui o calendário normal. Desta forma, depois desta dose, os pais precisam levar as crianças aos 12 e 15 meses para novas vacinações. A prefeitura também vem realizando varreduras de vacinação contra a doença em bairros onde foram confirmados casos da doença. O trabalho faz parte da nova rotina de ações para conter o avanço do sarampo em Mogi.
*Texto supervisionado pelo editor.