A Secretaria Municipal de Saúde de Itaquaquecetuba preparou um calendário de ações para marcar o Setembro Amarelo, o mês da prevenção ao suicídio. As atividades, que são realizadas em diversas unidades espalhadas pela cidade, incluem palestras, rodas de conversa, panfletagem e orientações à população. O objetivo é apresentar, de forma acessível, quais são os principais sinais de alerta de que uma pessoa pode estar passando por problemas, ajudando a evitar o sofrimento e atos extremos que culminam com o atentado à própria vida.
"O Setembro Amarelo é uma ótima iniciativa, presente em todo o mundo, e vem para discutir um tema importante, e que por muito tempo foi tabu na sociedade. A equipe técnica da Secretaria preparou diferentes abordagens sobre o assunto, e o resultado é um conteúdo muito útil e acessível para toda a população", explicou o Secretário de Saúde, William Harada.
Além da programação de atividades nas unidades, algumas ações planejadas vão ajudar a dar mais visibilidade para o tema. No Ambulatório de Saúde Mental, uma "árvore de pensamentos" foi instalada em uma das paredes da recepção. Nela, as pessoas são encorajadas a registrar, com papel e caneta e sem se identificar, suas aflições, sofrimentos, angústias, etc. O material ficará exposto por todo o mês no local.
A programação do Setembro Amarelo começa amanhã, com uma blitz educativa no Piratininga, onde será feita panfletagem e orientação aos moradores e segue até o dia 25, no Jardim Miray.
Em Ferraz de Vasconcelos, o vereador Renato Ramos de Souza (Podemos), o Renatinho Se Ligue, solicitou à Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos a manutenção urgente das grades de proteção de viadutos da cidade para reforçar as ações durante o Setembro Amarelo. A solicitação do parlamentar não se restringiu apenas a ampliação das grades de proteção, Renatinho propõe ainda a ampliação do atendimento psicossocial, além da criação de programas para atender jovens nas escolas da rede municipal e estadual.