Um grupo de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) esteve ontem no Núcleo de Educação Ambiental Ilha Marabá e conheceu as atrações do local. Como acontece com todos os visitantes, eles receberam informações teóricas e práticas sobre o ecossistema e depois percorreram a trilha, que inclui a passagem pela ponte recém-reformada até a chegada à margem do rio Tietê.
Os alunos foram acompanhados pelo diretor da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, André Miragaia. "Todos que visitam a Ilha Marabá ficam impressionados com a riqueza da flora e da fauna, afinal é um espaço preservado localizado no meio da cidade", afirmou. Ele lembra que o espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e também aos sábados, das 9 às 14 horas. A entrada é gratuita, não é preciso fazer reservas antecipadas e os visitantes podem fazer a trilha sozinhos ou, se preferirem, acompanhados por monitores.
A abertura da Ilha Marabá aos sábados tem sido possível graças a uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e o Departamento de Biologia da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Há estagiários do curso de Biologia da UMC que passaram por treinamento para receber e acompanhar os visitantes nas visitas monitoradas pelas trilhas. Outra atração da visita é uma apresentação com o simulador de erosão, que mostra a importância da cobertura verde para dissipar a chuva.
Polinização
A Secretaria do Verde e Meio Ambiente realizou na Ilha Marabá, no mês passado, a polinização dos exemplares da orquídea lilás nativa do sul e sudeste do Brasil, a Cattleya loddigesii. A ação foi realizada a partir dos ensinamentos do orquidófilo Masuji Kayasima, da Associação dos Empresários de Turismo Rural (Asdetur), e faz parte de um conjunto de atividades com a temática biodiversidade em atendimento ao Programa Município VerdeAzul.
Com 13,4 mil metros quadrados, a Ilha Marabá recebeu uma grande reforma interna este ano, com nova pintura, reparos na alvenaria e instalação de novas placas de orientação - tudo foi executado com mão-de-obra própria da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. Também foi feita a troca de todo o madeiramento da ponte sobre o rio Tietê. O espaço ficou fechado durante três anos e foi reinaugurado no dia 27 de junho. O equipamento recebe visitas de alunos da rede municipal, grupos de estudantes universitários e o público em geral. O telefone para mais informações é o 4798-5959.