Para solicitar a suspensão da ordem de despejo das 459 famílias que residem irregularmente sob as linhas de transmissão da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (ISA/CTEEP), em Jundiapeba, o vereador Rodrigo Valverde (PT) e alguns moradores da área se reunirão em protesto, nesta manhã, em frente à própria empresa, às 11 horas. As famílias enfrentam os trâmites do processo instaurado pela empresa há mais de um ano.
As informações relacionadas ao novo ato de protesto foram transmitidas pelo vereador Valverde, que também comentou sobre a indignação com a decisão Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) por meio da Vara da Fazenda de Mogi, que impediu manifestações no domingo passado, na Avenida Cívica, quando a cidade comemorou 459 anos. Conforme já publicado pelo Grupo Mogi News, o documento apontava que, caso os manifestantes não estivessem de acordo com a decisão e insistissem no ato, estariam sujeitos à multa de R$ 100 mil.
Apesar da proibição do protesto, cerca de cem pessoas que vivem na área da ISA/CTEEP, junto com o vereador Valverde, realizaram uma passeata de 2 horas no último domingo, em outros pontos da cidade. "Nem mesmo a chuva conseguiu nos impedir de ir em busca dos nossos direitos e tornar pública a situação das famílias. É dessa forma que a população terá conhecimento dos riscos e descasos que estas pessoas estão sofrendo", afirmou o vereador.
Ainda segundo Valverde, a recepção da população em relação à manifestação foi positiva. "Todos apoiaram nossa causa durante o protesto. Nossa manifestação partiu da igreja Santa Maria Goretti, por volta das 9 horas, passamos pela praça da Liberdade, Lucinda Bastos e fomos até no Largo da Feira", contou. De acordo com o vereador, cerca de 100 pessoas participaram da passeata.
*Texto supervisionado pelo editor.