Os 160 mil visitantes que passaram pela Expo Mogi 2019 e pelo desfile cívico-militar injetaram, pelo menos,
R$ 3,5 milhões na economia de Mogi das Cruzes. O montante leva em consideração o que foi consumido por todo o público presente nas barracas beneficentes, na feira de artesanato, vendedores ambulantes instalados legalmente na Avenida Cívica, estabelecimentos comerciais da cidade, como bares, restaurantes, supermercados e postos de combustíveis, transporte, além de prestadores de serviços.
Este é o balanço divulgado ontem pela Prefeitura de Mogi das Cruzes da receita gerada pela Expo Mogi, festa em comemoração aos 459 anos da cidade, que foi encerrada no domingo passado. O cálculo foi feito, de acordo com o Executivo, com base em uma metodologia desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas, que permite mensurar o retorno financeiro de eventos culturais, comprovando que o impacto de retorno vai bem além do inicialmente investido pelo organizador.
"Este ano realizamos a maior Expo Mogi que esta cidade já teve, com artistas renomados que atraíram uma multidão de pessoas. Também realizamos o maior desfile cívico da história de Mogi, com mais de 20 mil pessoas participando e assistindo a apresentação. A cultura e o turismo devem ser entendidos como um conjunto de atividades que têm alto impacto na geração de renda, emprego e desenvolvimento. Toda essa movimentação na cidade gera atividade econômica, ajuda o comércio e as empresas prestadoras de serviço da cidade", destacou o prefeito Marcus Melo (PSDB).
Para ele, em vez de se falar apenas nos custos que a Expo Mogi gera, é preciso lembrar dos ganhos que a festa proporciona para vários segmentos. "Além do ganho social, porque promovemos uma festa gratuita para a família, com artistas reconhecidos internacionalmente, temos de lembrar das entidades, que trabalharam lá durante quatro dias e com esse recurso conseguirão se manter por alguns meses ou dos taxistas e motoristas de aplicativo, que conseguiram uma renda extra com a grande movimentação de pessoas gerada pela festa. Tudo isso comprova o custo/benefício de realizar um evento desse porte", afirmou o prefeito.