Após oito dias, as cidades do Alto Tietê já apresentaram crescimento nos números de casos de sarampo. No período analisado pela reportagem, o aumento em uma semana para cinco cidades foi de 13,9%. Em pouco mais de uma semana, 16 pessoas a mais foram diagnosticadas com a doença. O número se refere a Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Suzano.
Na quinta-feira passada, quando o Mogi News recebeu os dados regionais das secretarias municipais de Saúde, havia 115 confirmações de sarampo. Agora, as últimas informações contabilizam o total de 131. O município que mais apresentou aumento percentual dos casos é Guararema, com 27,2%. Na semana anterior a cidade tinha 11 casos e agora passou para 14, segundo a Pasta de Saúde.
Em Ferraz, o acréscimo das confirmações da doença viral também foi um dos maiores, já que há oito dias a cidade tinha 12 casos e agora tem o total de 14. O balanço constatou a elevação de 25% em apenas uma semana, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.
Com o mesmo percentual de aumento do sarampo, Suzano e Mogi apresentaram, cada uma, 22,2% a mais que na semana anterior, quando foi divulgado o último balanço pela reportagem. No entanto, Mogi obteve maior crescimento quantitativo. Enquanto em Suzano mais três pessoas receberam o diagnóstico positivo da doença, em Mogi a quantidade de acréscimo é de seis casos. Suzano tem atualmente 11 confirmações da doença e Mogi, 33.
Em Itaquá mais duas pessoas foram registradas com a enfermidade, passando de 35 para 37 e confirmando o total de 5,7% a mais. Arujá, Biritiba Mirim e Poá continuam com as mesmas quantidades. A primeira cidade tem 14, a segunda zero e a terceira, 7 ocorrências.
*Texto supervisionado pelo editor.