Como parte da programação da Semana da Primavera, a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente realiza durante toda a semana um trabalho de doação de mudas no Núcleo Ambiental da Ilha Marabá. A ação começou na segunda-feira passada e, somente no primeiro dia, 114 mudas foram doadas. São pés de amora, pitanga, araçá, manga, romã e goiaba, entre outras. Os interessados recebem informações sobre as mudas, além de técnicas de plantio e cuidados. A Ilha Marabá fica na rua Delphino Alves Gregório, 724, no Mogilar.
O diretor da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, André Miragaia, acompanha o evento e destaca a importância das árvores para o município: "As árvores proporcionam conforto térmico, oferecem abrigo aos pássaros e contribuem para a melhoria da qualidade do ar. Em pouco tempo, as mudas se desenvolvem, as copas crescem e a população começa a notar os benefícios que as espécies trazem. O movimento de pessoas aqui na Ilha Marabá tem sido muito bom", explica.
Ele comenta que, na segunda-feira pela manhã, a Ilha Marabá recebeu a visita da Escola Municipal Professora Lourdes Maria Prado Aguiar, do Jardim Esperança, com 31 pessoas, entre alunos e professores. Dessa forma, segundo Miragaia, o evento também acaba se tornando uma ação de educação ambiental, na medida em que oferece conhecimentos práticos aos estudantes que visitam o núcleo ambiental: "Eles gostaram muito e tiveram a oportunidade de fazer a trilha, além de conhecerem o rio Tietê,", disse.
A doação de mudas também integra o Programa Plantadores de Sombras, desenvolvido pela secretaria. As mudas vêm do Viveiro do Parque Leon Feffer e, segundo Miragaia, a chegada da Primavera permitirá intensificar as ações de rua, pois nesta época do ano as mudas crescem com mais rapidez e força. As doações na Ilha Marabá acontecem até o dia 27.
Visita monitorada
Para fechar a programação da Semana da Primavera, a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente está com inscrições abertas para a visita monitorada ao Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Melo, que acontecerá neste sábado, das 9 às 12 horas. O passeio é gratuito e os interessados podem fazer suas inscrições pelo telefone 4798-5962, confirmando a presença. É necessário apresentar o comprovante da vacinação contra febre amarela no dia da visita.