A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano e o Conselho Municipal de Assistência Social (Comas) promoveram na tarde de ontem uma pré-conferência para analisar deliberações referentes ao setor levantadas nos últimos quatro anos, durante as edições de 2015 e 2017 da Conferência Municipal de Assistência Social.
O próximo encontro bienal está agendado para 25 de setembro, quando será apresentado o relatório completo de pareceres e avanços na área.
A secretaria já tem se preparado para a próxima conferência ao longo dos últimos meses, com encontros em grupos. Portanto, a reunião realizada nesta quarta-feira no Anfiteatro Orlando Digenova, no Centro de Educação e Cultura, teve caráter conferido. "A ideia é fazer uma leitura das demandas supridas no último período e daquelas que ainda estão no planejamento", disse o chefe da pasta, Murilo Inocencio.
Ele também explicou que as deliberações apontadas devem fazer parte do futuro Plano Municipal de Assistência Social (PMAS), uma ação inédita no município. "Tivemos muitos avanços nas pautas, prosperando conforme os novos modelos estipulados pelo governo federal. O alinhamento com o governo do Estado também tem resultado em melhorias na prestação de serviços no município", avaliou.
Já o presidente do Comas, Valmor João Preis, reforçou a importância da integração popular à temática. "Buscamos aproximar a população do conselho, sobretudo neste momento de debate e análise das necessidades e da elaboração de novos planos para Suzano", pontuou.
Ele também destacou a evolução no município, em especial a atenção aos idosos. "Somos um dos poucos municípios a contar com o Centro Dia do Idoso, um equipamento essencial, assim como as demais inaugurações e adequações de atendimento na cidade", opinou.