A construção do empreendimento comercial Patteo Urupema, na avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco (Avenida dos Bancos), anima os comerciantes instalados nas proximidades do futuro centro de compras. Isso porque, mesmo com o início da obra do shopping, coordenada pela HBR Realty Empreendimentos, marcada para ter início em fevereiro do ano que vem, os empresários locais não se sentem intimidados com uma possível concorrência e até afirmam que o fluxo de pessoas irá aumentar, o que movimentará os comércio menores daquela área.
O novo centro de compras ficará pronto em 2022.
É esse cenário que espera a proprietária de um café na rua Santana, via lateral do Patteo Urupema, Elisandra Okasaki, de 43 anos, espera ver. No início dos trâmites para a chegada do empreendimento, ela sentiu que seria afetada negativamente, mas, atualmente, pensa até em ampliar o horário de atendimento quando o shopping estiver em funcionamento. "Até cheguei a pensar que poderia perder clientes, mas, analisando melhor, acredito que será uma troca, porque as pessoas vão acabar saindo do shopping e passando aqui, principalmente funcionários das lojas", explicou.
A opinião também é compartilhada pela gerente Jessica Guerra, 27. Para ela, o comércio será favorecido pelo aumento do número de pessoas que passarão a trafegar pela área, uma das mais tranquilas atualmente na região central de Mogi, principalmente aos finais de semana. "Vai favorecer demais nosso comércio porque as pessoas lá do começo da avenida vão acabar vindo para cá, então vai gerar um fluxo muito maior de pessoas e, com certeza, estimular as compras", contou.
Já a balconista Rosemeire Zeferino dos Santos, 52, acredita que, com a maior gama de opções gastronômicas oferecida no shopping, o comércio local será beneficiado. "Nossa expectativa é que aumente o movimento em nossa loja porque as pessoas irão ao shopping para comer e depois podem acabar comprando alguma coisa em minha loja", contou.
ACMC
A expectativa da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) também é positiva. Para o presidente Marco Zatsuga, o Patteo Urupema trará um novo fôlego para o desenvolvimento de Mogi. "O anúncio de implantação de um complexo comercial na região central da cidade confirma isso e traz boas perspectivas para o desenvolvimento do centro, onde está o comércio mais tradicional de Mogi das Cruzes. Além dos reflexos diretos do empreendimento, com geração de empregos e impostos, é preciso considerar o incentivo a novos investimentos. Quando uma empresa se instala, ela acaba atraindo fornecedores e os concorrentes também investem para não perder mercado", destacou.