O Banco de Leite de Mogi das Cruzes está captando doadoras para impulsionar o estoque, que atualmente está baixo e não conta com reserva, conforme informações divulgadas ontem pela Secretaria de Saúde. A situação preocupa, já que o leite é destinado aos bebês prematuros internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Misericórdia do município.
As mulheres que estão disponíveis a doar o leite excedente podem procurar a unidade do Pró-Mulher, na rua Manoel de Oliveira, 30, no Mogilar, de segunda a sexta-feira das 7 às 17 horas. As coletas são realizadas pela própria mulher em sua residência. Para mais informações, basta entrar em contato pelos telefones 4798-7343 ou 4798-7344.
Para a doação, são necessários alguns requisitos, como ser saudável, não consumir bebidas alcoólicas, não fumar, ter leite excedente e se dispor a doar por livre e espontânea vontade. A ação auxilia na alimentação de bebês prematuros que por algum motivo não podem ser amamentados por suas mães. No Pró-Mulher, as gestantes e mulheres que podem amamentar também recebem assistência em aleitamento materno, esclarecimento de dúvidas e orientações sobre amamentação e coleta.
No mês passado, a administração municipal realizou uma campanha em todas as unidades de saúde para incentivar a doação do leite materno. À época, o Banco de Leite contava apenas com sete mães doadoras.
Em Suzano
Diferentemente de Mogi, o Posto de Coleta de Leite Materno (PCLH), que funciona em parceria com o Banco de Leite Materno de Guarulhos, atende mais de 190 recém-nascidos e conta com 43 mães doadoras cadastradas. De acordo com a administração municipal, todo o leite coletado no posto é pasteurizado e encaminhado para as famílias que precisam da alimentação neonatal. As mulheres que têm interesse em doar o leite materno podem entrar em contato pelo telefone 4745-3333 no ramal 3379.