Com o objetivo de intensificar o combate contra o mosquito da dengue, a Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos lançou ontem o projeto "ACSs Juntos com a Dengue", que reforça o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) frente ao Aedes aegypti. O evento ocorreu na unidade da Estratégia da Saúde da Família (ESF) do Bela Vista e reuniu aproximadamente 80 profissionais da Pasta.
O projeto oferece um novo protocolo a ser seguido na hora da visita domiciliar, o que os ACSs fazem todos os dias em busca ativa contra a dengue. A partir de agora, eles podem usar planilhas e outras ferramentas que auxiliarão nas ações.
Segundo a coordenadora da ESF de Ferraz, Joelma Barcelos, o projeto é essencial na busca pela qualidade na prevenção, visto que estes servidores são a porta de entrada em muitas ocasiões. "O médico está dentro da unidade, mas os ACSs são os primeiros a terem contato com a família. Eles visitam as residências e levam o que observaram para a equipe médica, que discute os tratamentos e demais necessidades que podem ser sanadas naquele ambiente. Ou seja, é a partir dos ACSs que começamos até a mudar a vida de muitos munícipes", disse.
Na oportunidade, também foi abordada a importância de se atrair o público aos postos de saúde por meio de oficinas. De acordo com a pasta, um aumento no número de usuário das unidades de saúde foi percebido quando nos equipamentos são oferecidas oficinas, principalmente para os idosos.
O secretário da Saúde, Aloísio Lopes Priuli, lembrou que a responsabilidade pela prevenção da dengue não é apenas da Pasta, mas de toda a sociedade. "Estamos investindo neste sentido e esperamos que os munícipes nos ajudem seguindo as orientações dos ACSs, que normalmente são simples, como não deixar pratinhos de plantas ou latas com água e verificar se a caixa d'água está devidamente fechada", finalizou o dirigente.