A Câmara de Suzano vota hoje, a partir das 18 horas, a revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos no Município de Suzano (PMGIRS). Ontem pela manhã, uma audiência pública foi realizada no Legislativo para debater o documento.
Na oportunidade, foram discutidos os principais pontos da proposta de atualização da lei complementar nº 245/2014, que dispõe sobre o tema. Após a discussão, a expectativa é de que o documento siga para votação em plenário na sessão ordinária de hoje. 
O novo estudo elaborado de maneira participativa pelo corpo técnico da Secretaria de Meio Ambiente visa adequar a legislação à atual realidade suzanense. De acordo com o chefe da pasta, Edson Gianuzzi, o instrumento ainda confere mais transparência e otimização nos processos tocantes à questão. "Precisamos tornar públicos os importantes avanços propostos na gestão de resíduos sólidos no município", disse ele, ao pontuar a excelência do plano anterior, apesar da pouca aplicabilidade para resultados efetivos.
A explanação, liderada pela diretora Solange Wuo, propõe uma leitura simplificada do plano de revisão, a fim de que a linguagem acessível seja aliada à mudança de parâmetros e à disseminação de conhecimento. Entre os principais pontos reforçados com os parlamentares está a diferença entre "gestão" e "gerenciamento" de resíduos, sendo o primeiro termo referente às diretrizes do município e o segundo designado ao método adotado por cada agente da sociedade civil.