Com os plantões realizados recentemente, o Cartório Eleitoral de Mogi das Cruzes já ultrapassou os 50% de eleitores biometrizados no município, chegando a 157.738 pessoas regularizadas. Segundo o levantamento atualizado, a cidade tem 307.970 eleitores.
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) esclarece que a biometria é usada para dar mais segurança ao eleitor. Ela se soma aos outros dispositivos de identificação, como o caderno de votação e a exigência de apresentação de documento oficial, para aumentar a confiabilidade do sistema de votação. Em Mogi, a próxima eleição, em 2020, ainda não exigirá a obrigatoriedade da biometria.
Mesmo com o bom resultado alcançado até agora, a Justiça Eleitoral decidiu criar mais dois postos para a realização do cadastro biométrico: Supermercado Veran, no Mogilar (avenida Francisco Rodrigues Filho, 268), até o próximo dia 13, de segunda a sexta-feira, das 11 às 16 horas; e no Centro Integrado de Cidadania (CIC), em Jundiapeba (alameda Santo Angelo, s/nº), de 5 a 30 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 11 às 16 horas.
O posto montado no PAC da prefeitura (avenida Narciso Yague Guimarães, 277, Centro Cívico) também continua atendendo até o dia 30, das 9 às 17 horas. No PAC de Braz Cubas (rua Capitão Francisco de Almeida, 47), o atendimento será até o final do mês no horário das 8 às 16 horas. Já a unidade do Poupatempo (avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, 1.000, Socorro), funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados, das 8 às 13 horas.