A Praça Sol Nascente e a avenida Governador Mário Covas Junior, a Marginal do Una, começaram a receber ontem o plantio de 200 árvores de cerejeira do tipo Sakura Yukiwari Zakura. As mudas foram doadas por uma família oriental de Santa Catarina que teve passagem por Suzano na década de 1960. Elas já estão com cerca de 2,5 metros de altura e devem ornamentar a área nos próximos três anos.
O plantio é realizado por servidores da Secretaria Municipal de Governo e por voluntários da Associação Cultural Esportiva Agrícola Suzano (Aceas Nikkey) e da Casa de Repouso Suzano, com acompanhamento e apoio do Viveiro Municipal Tomoe Uemura, por meio do assessor estratégico Márcio Alexandre de Souza.
A ação deve ser finalizada ainda nesta semana.
As mudas de cerejeira foram cultivadas há pelo menos quatro anos na cidade de Frei Rogério (SC), onde a família reside atualmente. Elas teriam um custo total de R$ 12 mil. Mas, de acordo com o assessor da Secretaria de Governo, Artur Takayama, a família quis retribuir a hospitalidade suzanense durante os anos em que viveu no município e fez a doação.
O prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) agradeceu a homenagem. "Fico muito feliz em saber que o município marcou o coração desta família. Plantar histórias é gratificante", disse.