Arena Suzano recebeu ontem pela primeira vez um time de seleção brasileira. A equipe de vôlei feminino, comandada pelo treinador José Roberto Guimarães, fez seu primeiro treino oficial ontem por volta das 19 horas. No domingo, o time enfrenta a Argentina, às 10h10 cobertura ao vido da TV Globo dentro do programa Esporte Espetacular. As hermanas deverão treinar na Arena Suzano na tarde de hoje. Os trabalhos são abertos à população.
A reportagem acompanhou o treino e a expectativa da torcida em receber as atletas na cidade, já que o vôlei, em Suzano, tem muita história no currículo. O espaço, localizado no Parque Municipal Max Feffer, foi inaugurado em julho do ano passado depois de 25 anos com a construção paralisada. Desde então, os suzanenses puderam, pela primeira vez, entrar na Arena e esquecer a imagem do  "esqueleto" inacabado e reviver o sonho do vôlei de Suzano, esporte que empolgou a cidade durante a década de 90.
A levantadora da seleção brasileira, Roberta Ratzke destacou à reportagem que percebeu como os suzanenses são apaixonados pelo esporte. "Com certeza o vôlei de Suzano tem tudo para alavancar, nunca tinha jogado aqui e o ginásio é lindo. Creio que a cidade pode aproveitar essa estrutura e lotar durante os jogos. Conheci uma menina que jogou aqui há muito tempo e ela falava que a base era muito boa, isso há uns dez anos".
Para o jovem atleta da equipe de vôlei sub19 de Suzano, Kristo Bianchin Puente, de 17 anos, a modalidade tem potencial para crescer não só no município, mas na região, tornando-se popular como há anos atrás. "Acho que o vôlei tem tudo para crescer aqui na cidade e poder presenciar uma seleção aqui na Arena Suzano é muito importante. Estamos focados nas nossas equipes, tanto a sub-19 quanto a sub21 e tenho certeza que vamos conquistar o público do Alto Tietê", disse.
Os amigos Thiago da Silva Cruz, 21, e Wellington Alves Marciano, 18, frequentadores assíduos do vôlei em Suzano, aguardavam ansiosamente para o início do treino da seleção brasileira feminina. Para eles, poder acompanhar o evento é considerado um marco. "Além de tudo o vôlei da nossa cidade era muito conhecido há alguns anos, considerado um dos melhores e tenho certeza que esse projeto de voltar com o vôlei na cidade vai dar certo", disse Cruz.
Já Marciano, contou sobre a diferença de assistir pela televisão e presencialmente. "Acho muito bacana essa iniciativa, porque a gente só vê pela TV", finalizou.