O departamento de Gestão da Educação e do Conhecimento em Saúde e o Núcleo de Educação Permanente (NEP), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) regional de Suzano, promoveram ontem o primeiro encontro da 3ª turma do curso modular focado no atendimento de urgência e emergência. A aula foi ministrada a profissionais da rede básica, inclusive do Pronto-Socorro Municipal (PS), no campus da Faculdade Piaget. Os encontros mensais serão realizados até dezembro, quando um novo módulo começa a ser elaborado, conforme demanda.
De acordo com a coordenadora de Atenção Básica do município, Raquel Regina Rodrigues Monteiro, o objetivo do curso é capacitar profissionais para o atendimento de casos de urgência e emergência que possam surgir em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou de Saúde da Família (USFs), além do PS. "A formação é importante para a recertificação periódica e atualização dos profissionais aos protocolos", afirmou.
A terceira turma conta com cerca de 35 participantes, entre enfermeiros, gerentes, técnicos e auxiliares das unidades. Pelo menos 70 pessoas já foram capacitadas desde o primeiro grupo. A intenção é que, ao longo do cronograma de aulas, toda a rede receba a capacitação focada no atendimento à parada cardiorrespiratória (PCR) e na abordagem à vítima politraumatizada. 
Para o secretário municipal de Saúde, Luís Cláudio Rocha Guillaumon, a iniciativa vem ao encontro das demais ações da pasta voltadas à capacitação de profissionais. "O aprendizado tende a refletir em resultados efetivos durante o atendimento, uma vez que as temáticas abordadas são selecionadas de acordo com a identificação das demandas prioritárias, atuando assim diretamente nos nossos principais desafios", explicou.