"O maior problema habitacional de Mogi das Cruzes." Assim definiu anteontem o vereador Rodrigo Valverde (PT) a situação das 459 famílias que moram irregularmente sob as linhas de transmissão da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (ISA/Cteep), em Jundiapeba.
Amanhã, os moradores vão se reunir na Câmara de Mogi das Cruzes, às 19 horas, juntamente com o próprio parlamentar, representantes da Cteep, Ministério Público (MP), Defensoria e prefeitura, para tentar uma solução para o caso. No ano passado, famílias que residiam nas imediações foram retiradas da área após uma reintegração de posse.
Dentre as reivindicações dos moradores, estão a criação de medidas de solução a médio e longo prazo, como a oferta em abrigos públicos temporários, o pagamento de auxílio moradia ou a entrega de moradia definitiva. Além disso, a proposta solicita que informações sobre a situação das 459 famílias e as possíveis soluções estudadas pelo município sejam informadas.
A audiência tem como objetivo discutir mais uma vez uma ordem de despejo entregue pela empresa. "Esse problema envolve mais de duas mil pessoas, mais de 750 famílias e já existem 459 famílias cadastradas em uma torre, falta mais uma torre para ser cadastrada. Tem um processo da empresa pedindo para tirar todos os moradores da área e esperamos que o juiz não concorde com isso, pois o que ocorre lá é negligência da empresa", explicou Valverde.
A reportagem também questionou o presidente da Casa, Sadao Sakai (PL), sobre a reunião, mas o vereador disse que não tinha informações sobre o encontro. (L.P.)