Basta uma simples conversa com o presidente do Clube de Campo de Mogi das Cruzes (CCMC), Pedro Paulo Gonçalves, de 54 anos, por pouco mais de 20 minutos, para que ele mencione o conceito "quebrando paradigmas" ao menos umas duas ou três vezes. O termo, aliás, veste perfeitamente o espírito competitivo, inovador e inquieto de Gonçalves. Há mais de um ano à frente de um dos principais clubes sociais do Alto Tietê, PP - como é chamado pelos mais chegados - implantou uma série de mudanças pontuais nas áreas social, cultural, esportiva e de infraestrutura do CCMC. "A meta é colocar o clube na era da transformação digital. Tirar o CCMC de uma inércia de muitos anos", justifica o presidente.
O resultado de tanto esforço, segundo Gonçalves, se tornou o mais importante presente de aniversário a ser oferecido este ano ao Clube de Campo, que completa hoje 62 anos de fundação. "Como será o clube em 2030? Para saber esta resposta eu preciso tomar uma série de ações hoje. Uma das missões que eu tenho é elevar o CCMC ao posto de principal clube de toda a região. Este é o presente de aniversário que a instituição merece", complementa.
Com 30 anos de experiência atuando em multinacionais do ramo automobilístico, Gonçalves, que é Gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios, trouxe sua vivência do ambiente industrial para dentro da atual gestão do clube. "O conceito 'quebrando paradigmas' faz parte do meu dia a dia, tanto que trabalho com inovação e tecnologia", explica, rindo.
Pedro Paulo abriu sua sala, situada no corredor que dá acesso ao salão social do clube, à reportagem do Mogi News para um bate-papo de pouco mais de uma hora. Fez questão de elencar todas as conquistas de sua gestão e os planos para a continuação do projeto intitulado "Avança CCMC".
O slogan está grafado acima de três setas sólidas apontadas para à direita. O ícone vem do termo em inglês fast foward (avanço rápido).
"Assim que assumimos, fizemos um diagnóstico que apontou onde deveríamos atuar e percebemos que o clube estava morrendo, até mesmo por falta de atividades esportivas, sociais e culturais. Assim, criamos um planejamento para atender e chegar bem próximo do que o associado quer. Entramos em ação, enxugamos o clube e vimos onde poderíamos crescer. A pessoa certa, no lugar certo, com a remuneração certa", define.
Pedro Paulo não consulta documentos para explanar sobre sua gestão do CCMC. Fala com paixão sobre cada prioridade a ser encaixada naquele espaço social inserido em uma área de pouco mais de 27 mil metros quadrados. Ainda se recuperando de uma gripe, a voz rouca do presidente, por vezes, atropelava a última sílaba de algumas palavras. No entanto, se enche de orgulho ao anunciar que o aniversariante (CCMC) tem, atualmente, mais de
R$ 1 milhão positivo em conta.
"Identificamos que o clube deixava de arrecadar, por ano, quase R$ 2 milhões, porque o nível de inadimplência era muito grande. Trabalhamos muito para baixar isso. Fizemos um Plano de Recuperação de Associado (PRA) e com isso alavancamos o clube com R$ 1,5 milhão a mais no Orçamento. Fomos entender porque a pessoa estava com dificuldade de pagar, ou seja, criamos uma cobrança mais efetiva. Hoje, temos mais de R$ 1 milhão positivo na conta corrente e assim o clube voltou a crescer", conta. "Neste ano, trouxemos uma novidade que foi a criação do nosso mascote. Aliás, estamos preparando uma enquete para definir qual será o nome dele. É uma coruja estilizada e foi criada pelo publicitário João Ricardo Vieira Santos, o Jaum, que é o criador do grafite La La La Dog", explica.
Acadêmia e Beach Tennis
Outra demanda do clube que acabou sendo atendida nesta gestão foi a troca dos equipamentos da academia. O espaço recebe em média mil pessoas por dia. "Foi investido meio milhão de reais na academia. Ela estava com equipamentos obsoletos". Ainda na área esportiva, o presidente informou que a melhoria no espaço do Beach Tennis também já foi executada. "Além disso, remodelamos o ginásio inteiro e as quadras externas".
Carnaval
Dentro do pacote de conquistas, Gonçalves também inclui a realização dos bailes de carnaval deste ano. "Fizemos o carnaval Abre Alas e colocamos mais de 3 mil pessoas aqui dentro e criamos um evento chamado Micareta, só para os associados, que foi um sucesso. Além disso, mudamos o conceito do baile de aniversário. Antes, o convidado tinha que vir de terno e hoje criamos o "show de aniversário", com temas. No ano passado, tivemos o Beatles Cover, que era uma noite em Liverpool. Este ano (ontem) fizemos o baile Manhattan", finaliza.