O prefeito Marcus Melo (PSDB) se reuniu, na terça-feira passada, com a secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, em São Paulo. No encontro, foram apresentados alguns pedidos de Mogi das Cruzes para o segmento, como a implantação de um novo Centro de Paradesporto em outra região do município, possibilitando a ampliação do atendimento.
Desde 2014, Mogi das Cruzes conta com um Centro Municipal de Paradesporto, no bairro do Rodeio. "Nós temos um equipamento que leva toda a família para o atendimento: oferece uma série de atividades para pessoas com deficiência e também para os seus pais e cuidadores. Hoje o nosso Centro de Paradesporto está lotado, por isso queremos construir uma nova unidade com a mesma qualidade de atendimento em outro ponto da cidade", explicou o prefeito.
O Centro Municipal de Paradesporto trabalha o esporte nas vertentes social e alto rendimento, sendo o principal núcleo de atividades do Projeto Mogi Paralímpico, que atende centenas de pessoas com deficiência em diversas modalidades com o objetivo de oferecer socialização aos participantes. São atendidas pessoas com deficiência intelectual, física, auditiva, visual e autistas.
Outros pedidos oficializados no encontro foram a implantação de um Centro Dia para Pessoas com Deficiência; implantação de uma Academia Adaptada; e a realização da Virada Inclusiva em Mogi das Cruzes. Coordenado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Virada Inclusiva reúne eventos e ações culturais para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, no dia 3 de dezembro. "Vamos verificar a possibilidade de atendimento na Virada Inclusiva e trabalhar com outras Secretarias de Estado os demais pedidos de Mogi das Cruzes", garantiu a secretária.
Acompanhado do presidente da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, Sadao Sakai, da secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva, e do secretário municipal de Verde, Daniel Teixeira de Lima, o prefeito aproveitou a oportunidade para ressaltar os principais avanços do município nas áreas de inclusão e acessibilidade. "Neste sábado, em comemoração ao 459º Aniversário de Mogi das Cruzes, vamos dar início ao CIAS, um complexo de saúde que reunirá diversos equipamentos, entre eles o primeiro Centro Municipal Especializado em Reabilitação direcionado para pessoas com deficiência física. Além disso, estamos construindo atualmente 300 rampas de acesso em espaços públicos da nossa cidade", pontuou, lembrando que há casos de pessoas com deficiência que se mudaram para Mogi das Cruzes por conta dos investimentos em acessibilidade.