O Parque Centenário da Imigração Japonesa, em Mogi das Cruzes, se transformará amanhã em uma grande arena artística, com mais de 20 atrações que fazem parte do projeto Circuito Cultural. Trata-se de uma realização do Instituto Eco Ambiental e Social e do Ministério da Cidadania, com patrocínio da NGK do Brasil e recursos da Lei de Incentivo à Cultura.
O projeto Circuito Cultural consiste em uma estrutura itinerante que propicia entretenimento, lazer, cultura e arte com a realização de espetáculos de teatro, dança, cinema, música, oficinas circenses, oficinas culturais e de cultura popular, totalmente gratuitos.
Quem passar pelo parque também poderá se encantar com itens que remetem à cultura japonesa (tema diretamente relacionado à identidade do Parque e à origem da empresa patrocinadora, a NGK do Brasil), além de atividades circenses como perna de pau, malabarismo e minitrampolim. Os visitantes poderão, ainda, participar de atividades infantis que incluem oficinas de pintura facial, desenhos para colorir e brinquedos infláveis.
"O projeto tem como objetivo difundir diversos elementos culturais e, ao mesmo tempo, apoiar grupos culturais locais, utilizando o formato de estrutura itinerante para alcançar o maior número de pessoas. Por isso, durante todo o dia, teremos também profissionais de libras e audiodescrição", disse Patrícia Henrique, porta-voz do Instituto Eco Ambiental e Social, ressaltando a importância da inclusão social.
Também faz parte do projeto a realização de oficinas de cinema para crianças e adolescentes aprenderem noções básicas e técnicas de filmagem e produzirem curtas-metragens. O projeto tem apoio da prefeitura e da Perfectto Projetos.