O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) começou a abrir caminho para a troca de comércio com o continente africano. Ontem, durante reunião na sede do consórcio, em Mogi das Cruzes, o vice-rei da cidade de Iworo no Ogun, na Nigéria e presidente do Centro Cultural Africano, Otunba Adekunle Aderonmu e o cônsul do Egito em São Paulo, Mohamed Elktatib, apresentaram o potencial do continente aos prefeitos da região, bem como empresários e representantes de entidades culturais e de turismo.
Após abrir um escritório na cidade portuária de Jiangsu, uma das províncias mais importantes da China, o presidente do Condemat, o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), destacou que a África tem um viés comercial forte e muitos empresários não tem conhecimento dessa oportunidade. "O próprio vice-rei e o cônsul apresentaram a dificuldade que eles têm em relação ao comércio, e isso deveria ser maior com a indústria brasileira. Então o Condemat com esse viés Executivo vai ser uma porta de entrada dessa recuperação e faremos uma relação comercial histórica com o continente, queremos ser os propulsores dessa retomada a longo e médio prazo", explicou.
Com as negociações com o continente africano há uma oportunidade também da abertura de um escritório em algum outro país, mas, para isso, depende da parceria com empresários africanos e brasileiros. "Pode ser que sim, que tenhamos essa oportunidade de ter um escritório na África, mas precisamos primeiro que os empresários de lá e os daqui conversem. Temos a ideia de fazer um festival aqui na região, já que além de fazer bons negócios queremos resgatar nossa origem", afirmou Ashiuchi.
Para o vice-rei nigeriano, o objetivo do encontro foi aproximar a amizade entre a África e o Alto Tietê, visto que, essa pode ser uma oportunidade de transformar a população local, bem como a economia. "Se a população local for transformada isso vai influenciar num negócio onde cada um vai doar algo para essa parceria, isso vai unir as pessoas e empresários", disse. Já o cônsul do Egito, em São Paulo, ressaltou que nem sempre as parcerias acontecem com tantas cidades de uma só vez, visto que, o Condemat é formado por 11 municípios. "É a primeira vez que fazemos um evento como esse, as parcerias sempre são com uma cidade, mas aqui temos um potencial grande com onze cidades. Para nós, essa parceria é importante para a cultura, investimento e fazer negócios".
O valor das exportações africanas em 2018 somou US$ 476 bilhões e teve como principais destinos de exportações a China, Índia, Espanha, França e Estados Unidos. O Brasil não está nem entre os dez primeiros do ranking. Já em relação à importação, combustíveis, máquinas mecânicas e eletrônicos são os três primeiros itens do ranking. 
Japão
Ashiuchi deve participar ainda esse ano de um programa de grandes líderes mundiais com descendência japonesa, à convite do primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe. De acordo com o prefeito de Suzano, eles gravaram um vídeo falando sobre como é  atuação dele no município e está concorrendo a um prêmio. No mesmo período, deve acontecer uma reunião do BRICS, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e alguns prefeitos da região devem participar.