Para reforçar as ações do Dia Municipal da Esclerose Múltipla, celebrado hoje, a Unidade Clínica Ambulatorial (Unica) de Jundiapeba, em parceria com o Grupo Alto Tietê de Esclerose Múltipla (Gatem), realizou palestras para conscientizar os idosos a respeito da doença, que para muitos ainda é desconhecida.
As palestras foram ministradas pelo presidente do Gatem, Wilson Gomiero, e reuniram ontem um total de 140 pessoas. O palestrante apresentou informações sobre a esclerose múltipla e compartilhou momentos da sua vida com os participantes. "Estou há 18 anos militando em favor desta causa. Meu maior objetivo é trabalhar políticas públicas para as pessoas com deficiência afim de ampliar o acesso à informação sobre doenças raras e colaborar para que nossa cidade tenha mais acessibilidade para os deficientes", afirmou.
Wilson atua como presidente do Gatem e também é membro do Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência. Apesar das limitações impostas pela esclerose múltipla, Wilson é acompanhado por sua esposa, Izildinha Gomiero, e ambos desenvolvem atividades em Mogi das Cruzes, para prestar auxílio psicológico e humanizado aos portadores de doenças raras.
Para a coordenadora da Unica, Sandra Salustino, abordar temas como a esclerose múltipla é uma forma de quebrar tabus e conscientizar as pessoas. "Ao participar das palestras, as pessoas passam a entender que existem políticas públicas que auxiliam o indivíduo que possui uma doença rara. Através dos equipamentos de saúde e de entidades especializadas, os munícipes podem buscar atendimento e esclarecer dúvidas com profissionais qualificados", explicou.