A médica Juliana Pereira, a enfermeira Viviane Barbosa e a auxiliar de enfermagem Andréa Ramalho realizaram mais uma ação de conscientização acerca do tabagismo para os pacientes da Unidade Básica de Saúde (UBS) II Avenida Brasil.
Na oportunidade, as profissionais convidaram todos os usuários para participarem da roda de conversa semanal A iniciativa tem por objetivo discutir os malefícios do consumo do tabaco e ajudar no tratamento medicamentoso de pessoas que desejam parar de fumar.
"Tabagismo é uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco, estamos tratando de algo muito sério. Sempre orientamos que se alguém tiver dúvidas sobre o tratamento ou precisar de algum tipo de auxílio, procure a Unidade de Saúde mais próxima, que conta com profissionais capacitados para ajudar", ressaltou a Secretária Municipal de Saúde, Estela Santana.
O cigarro pode causar câncer de pulmão, infarto do miocárdio, infecções respiratórias, derrame, bronquite crônica, enfisema pulmonar e várias outras doenças que também levam à morte.
"É importante que conheçam os riscos desse vício que pode gerar danos irreparáveis. Nós também temos buscado oferecer todos os suportes necessários aos munícipes que pretendem vencer essa batalha que é largar o cigarro", afirmou a Prefeita de Santa Isabel, Fábia Porto. A Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria de Saúde em parceria com a Sociedade Beneficente Caminho de Damasco - SBCD, promove grupos educativos e ações de prevenção regularmente, uma forma de propagar conhecimento e aumentar a qualidade de vida de cada cidadão isabelense.