O prefeito Marcus Melo (PSDB) se reuniu, na tarde de ontem, com o secretário estadual de Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos. Durante o encontro, realizado em São Paulo, foi discutida a implantação de um Batalhão de Ações Especiais da Polícia (Baep) em Mogi das Cruzes. Pela manhã, Melo esteve no Palácio dos Bandeirantes e foi recebido pelo secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.
A intenção da prefeitura é que o Baep seja implantado no Polo Municipal de Segurança, que está sendo construído no distrito de Jundiapeba e deverá ser entregue no primeiro semestre do ano que vem. "Nós trouxemos a planta do local onde pretendemos que seja instalado o Baep e continuamos trabalhando para que essa unidade seja implantada. Estamos buscando essa unidade para melhorar a segurança pública", destacou Melo, que esteve acompanhado dos secretários Paulo Roberto Madureira Sales (Segurança) e Daniel Teixeira de Lima (Verde e Meio Ambiente), além do presidente da câmara, Sadao Sakai (PL).
Com investimento de R$ 1,1 milhão, o Polo de Segurança deverá receber o Baep de Mogi das Cruzes. A estrutura também terá base da Guarda Municipal, Centro de Formação e Treinamento, inclusive com local para a prática de tiro, e espaço para o canil da Guarda Municipal. Os trabalhos já têm 12% de seu cronograma concluído e a empresa responsável está iniciando as fundações das obras.
Os Baeps foram criados pelo governo do Estado para combater o crime de maneira mais ostensiva. Nas unidades especializadas, as equipes atuam de forma semelhante aos padrões do policiamento de Choque. Em fevereiro, Melo já havia solicitado a implantação de uma unidade durante reunião com o secretário estadual de Segurança Pública.
Há Baeps distribuídos em municípios como Campinas, Santos, São José dos Campos, Barueri, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, além de unidades nas regiões Leste e Central de São Paulo. De acordo com o governo do Estado, a meta é, com o trabalho de ampliação das unidades, chegar a 22 Baeps no Estado.