Um novo caso de sarampo foi confirmado em Guararema de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Agora, quatro pessoas com idades de 1 a 36 anos estão infectadas com a doença. Em Mogi das Cruzes, uma ação que ocorreu no sábado vacinou 91 pessoas do bairro Rodeio, Vila Natal e Vila Suíssa. A cidade tem 12 pessoas com sarampo.
A Secretaria Municipal de Suzano destacou, no início da manhã de ontem, que, provavelmente, os suzanenses que foram infectados pelo vírus já estão em bom estado de saúde. Segundo as informações, a infecção do sarampo dura de dez a 12 dias e por isso os quatro pacientes de Suzano já devem estar restabelecidos. O município não confirmou mais nenhum caso, além dos quatro.
Os municípios de Ferraz de Vasconcelos, com quatro casos, Poá, também com quatro e Itaquaquecetuba, com 11, também mantiveram as mesmas quantidades de casos divulgados na semana passada. As cidades estão realizando bloqueios e a liberação das vacinas nos postos de saúde. Quando novos casos são confirmados, uma equipe é enviada para o quarteirão do bairro da pessoa infectada e realiza varreduras de prevenção.
O sarampo é uma doença infecciosa, transmissível e contagiosa, podendo se tornar grave especialmente em crianças e adultos jovens. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções respiratórias, e os principais sintomas são febre alta (acima de 38,5º) e manchas vermelhas pelo corpo (com início na face e atrás das orelhas), acompanhadas de tosse, coriza ou conjuntivite.
*Texto supervisionado pelo editor.