A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a atualização da caderneta de vacinação de mais de 150 moradores do bairro Jardim Piauí no último sábado. Além das doses, a população acompanhou as orientações contra o uso de álcool e outras drogas, que foram ministradas pela equipe da Saúde Mental.
Foram aplicadas 39 vacinas contra a hepatite B, 97 contra sarampo, caxumba e rubéola (SCR), 11 contra o HPV, além de outras doses como a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), meningocócica C, pneumocócica conjugada 10 e febre amarela.
A equipe de profissionais do Centro de Atenção Psicossocial II (Caps II) e do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD) instruíram os presentes com o objetivo de promover saúde mental, além da oficina de artesanato que houve na oportunidade.
De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde de Ferraz, Karina Rente Isidoro, a ação foi importante para imunizar parte dos moradores que encontram-se distantes das unidades de saúde. "É um bairro afastado, por isso sempre visitamos os moradores com o objetivo de oferecer todos os serviço disponíveis no posto de saúde, como por exemplo a vacinação. Neste sentido, já planejamos uma próxima ação para assegurar o direito de cada ferrazense do Jardim Piauí", disse Karina.
Proteção
O secretário municipal de Saúde, Aloísio Lopes Priuli, aproveitou a oportunidade para alertar a população sobre a importância da atualização vacinal. "Principalmente agora, com os casos de sarampo, os ferrazenses devem procurar nossas unidades de saúde para que seja verificado se carteirinha está completa ou não. Nós e o prefeito Zé Biruta (José Carlos Fernandes Chacon - PRB), não queremos apenas os moradores do Jardim Piauí protegidos, mas sim toda a cidade", concluiu Priuli.