Em homenagem aos 20 anos de fundação da Höganäs Brasil Ltda, Mogi das Cruzes inaugura hoje o monumento Siderurgia Mogiana, criação de Rodrigo Bittencourt que representa os trabalhadores siderúrgicos. A obra foi instalada na rotatória da avenida Francisco Rodrigues Filho, que faz ligação com os bairros do Rodeio e César de Souza.
A escultura de aço inox levou aproximadamente três meses para ser concluída por Bittencourt, que buscou na cidade de Höganäs, na Suécia, a inspiração para a construção do projeto. "Uma obra como esta traz cultura, uma vez que esse tipo de arte normalmente é elitizada. E lembra também a importância da siderurgia, que aquece a economia da cidade e gera emprego", afirmou Bittencourt.
A estrutura tem nove metros de altura e treze de largura. São três figuras abraçadas, que unem o trabalhador, o município de Mogi das Cruzes e junto, em seu topo, um farol que faz referência à cidade sueca. "Mogi é um polo siderúrgico muito forte. A ideia foi trabalhar a relação com a matriz e homenagear os trabalhadores aqui da cidade", disse o artista.
O custeio do financiamento não foi integral na obra Basquete, do mesmo autor, que está instalada na avenida Manoel Bezerra de Lima, sendo parte obtida por meio do Programa de Ação Cultural (Proac), que gerou recursos e possibilitou o início dos trabalhos.
Já em Orquídeas, localizada na rotatória da avenida das Orquídeas, o recurso foi conseguido de forma integral. A obra Siderurgia Mogiana terá geração de recursos estendida até o próximo ano.
* Texto supervisionado pelo editor.