O 2º Distrito de Braz Cubas não está mais realizando registro de flagrantes após as 20 horas, já que a Central de Flagrantes de Mogi das Cruzes, que funciona no 1º Distrito Policial da cidade desde abril deste ano, absorveu este tipo de ocorrências.
"Para otimizar o atendimento à população e agilizar o retorno das equipes policiais ao patrulhamento ostensivo e preventivo, os registros de flagrante e captura de procurados agora são realizados pela Central de Flagrantes do 1º DP", afirmou a Secretaria de Segurança Pública (SSP) por nota.
A pasta ainda reforçou que não houve fechamento de delegacias, e que todas as unidades de polícia judiciária da região seguem operando regularmente.
O 2º DP continua a registrar ocorrências, com exceção dos flagrantes, de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, com orientação ao público durante os plantões. Vale ressaltar que a Central de Flagrantes aguarda a indicação do Executivo para ter sua nova sede.
O delegado Jair Barbosa Ortiz afirmou em junho deste ano que o espaço ficará em um imóvel no centro de Mogi das Cruzes e ajudará o 1º Distrito de Mogi das Cruzes, o 2º de Braz Cubas, o 3º de Cezar de Souza e o 4º de Jundiapeba a agilizar os plantões, retirando os flagrantes mais simples como as apreensões de adolescentes e prisões por mandatos. "A ideia é criar uma Central de Flagrantes para a papelada burocrática de todos os crimes leves, pois, assim, as equipes dos distritos estarão liberadas para fazer um atendimento e análise de casos mais graves'', afirmou, durante o anúncio da Central de Flagrantes.
Mais mudanças
Outro projeto que segue em análise pela Polícia Civil e pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, de acordo com o delegado Ortiz, é um atendimento integrado para registros de ocorrências criminais, parecido com o Pronto-Atendimento ao Cidadão (PAC), que foi criado para atender os moradores em relação à cobrança de impostos.
Segundo ele, o atendimento será simples, com mesas de atendimento e um guichê com senha, para facilitar aos moradores um processo, no qual poderia ser bem demorado nas delegacias.
* Texto supervisionado pelo editor.