O desfile cívico-militar programado para amanhã, às 9 horas, como parte das comemorações do 459º aniversário de Mogi das Cruzes, terá 8 mil participantes, de acordo com a Secretaria de Educação, organizadora do evento. O tema do tradicional desfile na Avenida Cívica será "Mogi e seus Distritos". As novidades deste ano são a participação do 6º Batalhão de Infantaria Leve, do Forte Ipiranga de Caçapava, além do projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, que levará mais de mil alunos, entre as bandas e corais das escolas.
O objetivo é apresentar na avenida os pontos de destaques dos distritos nas áreas de educação, esporte, cultura, ações sociais, comércio e indústrias. Os pelotões foram organizados pelos gestores das escolas municipais que se mobilizaram junto às instituições de suas regiões e órgãos da prefeitura de Mogi das Cruzes na divisão entre os oito distritos: Quatinga, Biritiba Ussu, Sabaúna, Taiaçupeba, Braz Cubas, César de Souza, Jundiapeba e Sede.
Na parte militar haverá a participação dos atiradores do Tiro de Guerra, Guarda Municipal, Polícias Civil, Militar (Proerd e Associação de Policiais Portadores de Deficiência), Ambiental e Rodoviária e Corpo de Bombeiros. A novidade fica por conta do 6º Batalhão de Infantaria Leve, do Forte Ipiranga de Caçapava, que levará soldados do Exército Brasileiro para a avenida.
A música como nas outras edições é um espetáculo a parte no desfile com a participação das escolas integrantes do projeto Pra Ver a Banda Passar (parceria da Secretaria de Educação, Associação de Regentes e Diretoria de Ensino Região Mogi das Cruzes), Banda EE Claudio Abrahão - Fancab, Banda da EE Professora Isabel Ferreira da Silva, Banda EE Professor Cid Boucault, Associação Brasil SGI, Lira São José Operário, Banda EM Professora Maria Luiza Menezes da Fonseca. Para finalizar, o projeto Pequenos Músicos trará mais de mil alunos com bandas e corais.
Abertura
Cerca de 25 mil pessoas estiveram na quinta-feira no espaço do Pró-Hiper para prestigiar o primeiro dia da Expo Mogi. O número corresponde ao público rotativo que passou pelo local da festa. No momento do show com MC Kevinho, que foi o ponto alto da programação cultural do dia, o público estimado foi de 12 mil pessoas.
O esquema especial de segurança adotado para o evento, com câmera de monitoramento, presença da Guarda Municipal, das Polícias Militar e Civil e também de agentes do Departamento de Fiscalização de Posturas, surtiu efeito, na medida em que não houve registro de nenhuma grave ocorrência.