As pessoas que possuem contas no Programa de Integração Social (PIS), atuantes em setores privados, ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) já podem sacar seus benefícios nas agências da Caixa Econômica ou do Banco do Brasil. A liberação para o saque teve início ontem, porém, os bancos visitados pela reportagem não registraram grande movimentação.
Os atendentes da agência do Banco do Brasil, localizada na rua Coronel Souza Franco, disseram que não perceberam filas ou aglomerações pela procura do saque. Na Caixa, na rua Dom Antônio de Alvarenga, também foi informado que não houve grande procura.
O PIS foi criado por meio da lei complementar 7/1970 e tem responsabilidade de pagamento da Caixa às pessoas empregadas em setores privados. Já o Pasep, paralelo à criação do PIS, surgiu por meio da lei complementar 8/1970, na qual a União, os Estados, municípios, distrito federal e territórios contribuem com o fundo destinado aos empregados do setor público, feito pelo Banco do Brasil. (T.M.)