A Prefeitura de Mogi das Cruzes intermediou junto ao governo estadual mais um benefício para os pequenos e médios produtores rurais da cidade. O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) do Estado de São Paulo publicou na quinta-feira passada uma norma que possibilita a instalação de hidrômetros a custos mais acessíveis. Cerca de 2 mil produtores serão beneficiados com a medida, que foi fruto do trabalho do prefeito Marcus Melo (PSDB) junto ao secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Marcos Penido.
"Temos mantido um diálogo muito produtivo com o governo do Estado e apresentamos esta demanda ao secretário Marcos Penido, que nos ajudou muito nesta questão. É uma grande conquista para os pequenos e médios produtores rurais de nossa cidade", disse o prefeito. Em março, a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento anunciou a liberação de uma linha de crédito de R$ 4 milhões para os agricultores de Mogi das Cruzes, Alto Tietê e Vale do Paraíba afetados pelas chuvas.
Com a publicação da nova norma, os cidadãos e os pequenos empresários detentores de outorga para uso de água terão mais opções para instalar equipamentos com custos mais acessíveis. A nova regulamentação permite que a medição seja feita também por equipamentos mecânicos, além dos eletrônicos. "Essa regulamentação vai possibilitar que o governo de São Paulo administre melhor a gestão dos recursos hídricos no Estado evitando o desperdício de água", explicou o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.